Características físico-geográficas gerais da África Austral

Caro aluno,

Na aprendizagem sobre as Ciências Sociais são tratados vários temas e um deles é relativo às Características físico-geográficas gerais da África Austral. Assim, espera-se que nesta actividade os alunos desenvolvam competências básicas sobre o tema para que facilmente interpretem os fenómenos físico-geográficos que ocorrem no meio que habitam.

Nesta actividade os alunos deverão investigar sobre Características físico-geográficas gerais da África Austral, tais características implicam a descrição teórica sobre o relevo, o clima, a fauna, a flora, os principais rios e lagos da região. Para além da descrição teórica os alunos deverão desenhar mapas (em cartolinas coloridas de tamanho A1) representando o relevo, o clima, a fauna, a flora, os principais rios e lagos da região África Austral, importa destacar que cada caraterística físico-geográfica deverá ser representada num mapa específico.

A execução da tarefa consistirá nas seguintes etapas:

1º Passo: Formar 6 grupos.

2º Passo: Cada grupo deverá descrever apenas uma característica físico-geográfica geral da África Austral (Grupo 1: Relevo; Grupo 2: Clima; Grupo 3: Fauna; Grupo 4: Flora; Grupo 5: Rios e Grupo 6: Lagos).

3º Passo: Cada grupo deverá desenhar mapa (em cartolina colorida de tamanho A1) referente a característica físico-geográfica geral da África Austral descrita no passo anterior. Ou seja, o grupo que descreve as características do relevo deve representá-las num mapa.

4º Passo: Submeter a tarefa (em 5 dias) em forma de texto e imagem;

5º Passo: Após a submissão da tarefa os temas serão discutidos num fórum com a participação de todos alunos. Neste caso o grupo apresentador por cada característica é responsável por responder as questões colocadas pelos demais membros da turma e os professores deverão orientar a discussão.

Para efeitos de avaliação serão considerados os seguintes aspectos:

  1. Trabalho em grupo (60%):
  • A qualidade do trabalho escrito (questões ortográficas e de coerência do conteúdo) – 15%;
  • A qualidade da representação, no mapa, da característica físico-geográfica (habilidades de desenho e interpretação) – 15%;
  • A apresentação do trabalho e qualidade das respostas às questões colocadas pela turma e/ou pelos professores (capacidade de reflexão, uso de exemplos práticos) – 30%;
  1. Trabalho individual (40%)
  • Qualidade do individual (capacidade de síntese) – 40%.

Após a participação da sessão de apresentação e discussão, cada aluno deverá elaborar um resumo em duas páginas sobre as características físico-geográficas gerais (relevo, clima, fauna, flora, principais rios e lagos) da África Austral.

O resumo deverá ser submetido 48h após a sessão de apresentação e discussão.

Para a realização da tarefa os grupos deverão consultar as seguintes fontes: